Pages

domingo, outubro 3

O Amor segundo a Filosofia


Afeição,grande amizade,ligação espiritual.Sentimento que faz com que os indivíduos afigurem o belo,digno ou grandioso.Essas são algumas das definições encontradas no grande Aurélio.Mas,e para o filósofos o que é o amor?
 Bem,o amor vai além das aparências estéticas e de ordem interior.
 Amar,segundo alguns filósofos é a busca do sujeito por algo que falta.Sabe quando as pessoas citam que estão sentido um vazio dentro de si mesmos?isso pode ser uma predisposição a busca do amor.Isso tem estrita relação com a filosofia,pois,nasce como um amor pelo saber que se compreende na procura de mais conhecimento segundo Platão(427-343 a.C.)no famoso livro O Banquete.Se bem que para as pessoas o verdadeiro amor é um sentimento de busca pelo que se falta, e algumas delas não atentam para o fato desse vazio poder ser preenchido por uma diversidade de objetos.Amar é buscar no outro satisfação de carências emocionais e espirituais.
 Analisando o ponto de vista de Platão sobre o amor,a gente nota que a sociedade entende de maneira errada o que ele distingue sobre esse sentimento.As pessoas sempre tratam o amor platônico como inalcansável,longe do objeto de desejo(ex:gosto muito daquele garoto e saio todos os dias para a praça só para vê-lo,mas sei que nunca o terei.É um amor platônico)que fica apenas na vontade.Mas,o que Platão verdadeiramente quer dizer é que o amor é a busca da alma pelo conhecimento e pelo lado espiritual da vida relacionada a uma lembrança.
 Ainda segundo a Filosofia o amor jamais será o objeto,e sim a busca.O amor se relaciona à vida,formas de pensar valores além das aparências.
 Meus caros leitores esse tal amor é um sentimento complexo que não é inato,não se nasce com capacidade intensa e total de amar.As pessoas não nascem acabadas e prontinhas para amar.Isso é um processo que se aprende com esforço e repetição.

33 comentários:

  1. Puxa Dany, hahahaha muito bom seu post! Vou até segur seu blog! Parabens!


    http://amansim.blogspot.com/
    visita o meu, postei um conto de fadas brasileiro hoje!

    ResponderExcluir
  2. eu vejo o amor entre um homem e uma mulher como algo tipicamente fisiológico, a nível hormonal e psicológico, no sentido de comodidade, segurança e etc...

    já o amor de um pai/mãe para um filho, esse é algo transcedental rsssss mas amor é como religião, sempre é algo polêmico... discussão para vários séculos...

    visite-nos e comente tmbm, gostando siga q t seguiremos tmbm

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Totalmente real, o amor é uma busca, e olha... não acaba.

    amei...

    ResponderExcluir
  4. Amor muitas vezes pode se transformar em trauma. Esses dias me disseram que não existe amor entre homem e homem, ou entre mulher e mulher. Estou falando sobre amor entre casal. Fiquei uma fera, pois sou garoto e sei que é possível sim se apaixonar ou amar outro garoto. Vou tweetar este post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é mó viadão 2bjs vlw flw ... O bagulho é xupa uns cú e pá ()

      Excluir
    2. Mister Neurotic concordo sim o amor não escolher sexo

      Excluir
    3. o amor não tem preconceito

      Excluir
    4. o amor não tem preconceito

      Excluir
    5. Mister Neurotic concordo sim o amor não escolher sexo

      Excluir
    6. MAS EU TENHO PRECONCEITO

      Excluir
  5. Muito interessante seu post... A frase "o amor é uma busca" me chocou bastante... Mas fiquei com algumas dúvidas com relação a ela. Quando se busca algo, existe a esperança de encontrar... A esperança depende de resultados e é um sentimento limitado... Então, se eu não conseguir compreender o amor durante um período de tempo, ou não tiver resultados nesta "busca", o amor será um fim inatingível para mim??

    Desculpem a viagem... Mas estou vivendo um momento em que preciso definir o que é o amor com consistência, pra poder seguir em frente...

    Luan...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou vivendo o mesmo momento e oque vc fez não foi viagem.foi a verdade.ficou muito vago oque o autor quis dizer.e vc foi o unico que tirou algo de bom desse texto.

      Excluir
  6. Parabéns, continue com seu trabalho que estarei a acompanhar.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!
    Resumidamente lindo as ideias e conclusões...
    O Amor é realmente uma busca, e quem sabe, inacabável.
    Continue assim. Belo texto!

    Mereceu meu Ctrl + D!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Velho,
    não quero ser chato e sei que esse texto é antigo,
    mas está muito mal escrito falta um pouco mais de coesão e sentido...

    Há várias correntes filosóficas, do jeito que tu escreve parece que a filosofia é algo como um grupo fechado de pessoas que pensam a mesma coisa...
    aliás se tu quiser definir amor segundo uma filosofia específica tudo bem, mas fale isso no texto: "aqui definino a0mor segundo minha filosofia que é..."
    Filósofos?
    vc só fala de um, Platão, e ainda por cima nem fala dele só o cita como se isto já bastasse, nem explica qual é de fato a concepção de amor para Platão.

    ResponderExcluir
  9. Olha, achei super interessante o post, parabéns.
    mas como foi citado acima, aquela parte de "O amor é uma busca" realmente me tocou, apesar de eu ser muito novo (17 anos) e estar começando agora nessa coisa; creio que eu tenha um entendimento um pouco mais complexo nesse assunto; e acho que o amor é algo que se conquista com o tempo; é normal hoje em dia você acompanha casais, comemorando 1~2 meses de namoro, e dizendo "Eu te amo", como se fosse a coisa mais forte da vida, mas mal sabem que para amar de verdade, voce precisa aceitar todos os defeitos de alguém, e precisa acima de tudo respeitar, ter prazer, e o objetivo de faze-la feliz, independentemente doq aconteça. Mas é realmente complicado; um dia você diz que se não tiver com ele(a) voce morre, outro dia voce acorda, como se nunca tivesse sentido nada; a gente nunca sabe quando está realemente amando afinal, é possivel você sentir algo realmente forte por mais de uma pessoa; mas o maior erro do ser humano é compara-lo ao amor, acabar se machucando , achando que "O amor acabou." Primeiramente, eu acho que o amor não acaba, só deixa de ser amor um dia, e em pleno século XXI é realmente dificil você achar um casal que se ame realmente... mas enfim , apenas minha opinião, minha forma de pensar, agir, e acredito que se cada um tivesse essa conciência, de primeiro sentir para depois falar, creio que menos pessoas sofreriam hoje em dia... P.S. Não me julguem, como eu disse, tenho apenas 17 anos e tô começando nessa coisa agora... ;s

    ResponderExcluir
  10. O amor é o maior problema do mundo, o amor que sentimos pelo outro na verdade é o amor que sentimos por nos mesmos, veja , como tudo no mundo o amor carece de reciproca "se eu te amo tens que me amar" a questão é que quando procuramos um amor não queremos amar mas sim ser amado, ai está o erro, amamos tanto a nos mesmos que quando estabelecemos uma relação desse tipo com o outro cobramos esse mesmo amor,e quando não recebemos sintimos toda aquela dor que inspira um poeta, ou então ao inves de virarmos poetas a dor se torna vingança, repulssa e odio um dos maiores prroblemas da humanidade.
    O amor humano é a pura manifestação do ego,assim como o odio é a manifestação do amor,só que, o amor foi corrompido pela sabedoria. Pensando nisso entendi o que jesus quis dizer na sua maior frase "ame ao próximo como amas a si mesmo" se fosse-mos assim não cometeriamos pecado e nem uma injustiça. Então afirmo que o amor é o problema mas tambem é a solução.

    ResponderExcluir
  11. Amar é um dom de Deus, dado aos homens como um verdadeiros presente.

    ResponderExcluir
  12. "Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento." MACHADO DE ASSIS

    ResponderExcluir
  13. Dany Psy, Me chamo Robson Medeiros e estou fazendo um filme independente, sem orçamento. Gostaria de usar parte do texto deste post como fala de um personagem, seria possível ter sua autorização? se sim envie-me um e-mail autorizando. robmedeiros2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Extraordinário, sublime,decênciártico,resumo, complexo... Para poucos,ou para muitos,para o negro ou branco...
    "O amor!"
    Realmente temos nossas poucas conclusões, sobre sentir ,e sobre entender o amor,o amor não eh polêmico, as pessoas são, o amor é benigno, as pessoas consomem em si o ódio, julga o amor de uma forma contraditória,o amor eh realmente uma busca,uma jornada,e se VC está disposto a entrar nessa jornada,você estara assinando seu atestado de loucura,..os loucos amam sem medo,falo de amor por poesias,amor por pessoas ,pela fanasia da realidade, que os sonhos.. nos são tirados... Somos criaturas inanimadas, somos artesões de sentimentos, moldamos as nossas almas,criamos a espectativa de se tornarmos o amor de alguém... Somos apenas as faíscas do fogo que arde sem se ver... Acredite... Quem nos criou,certamente soube como fazer algo que bate dentro de nos pular de alegria quando se trata de amor... Fazendo nosso organismo as vezes parar...congelar...

    ResponderExcluir
  15. Amar é tão difícil quanto viver

    ResponderExcluir
  16. o monstro ta saindo da jaula biiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiirrr

    ResponderExcluir
  17. estou sofrendo muito por falta de sexo

    ResponderExcluir
  18. Unicamente filosofia clássica.
    Falar de AMOR e não citar o pensamento de SCHOPENHAUER, é o mesmo que falar superficialmente do mesmo.
    Schopenhauer trouxe grande contribuição para o entendimento dos processos de atração entre duas pessoas e consequentemente uma definição(pra mim a melhor) do Amor.
    Já li O Banquete de Platão e acho a definição de Schopenhauer demasiadamente mais ampla e explicativa (não esqueço-me das diferenças de tamanhos de escritos é claro).
    O Banquete é incrível, claro, não cabe a mim ser hipócrita e ignorante, de dizer que Platão e Sócrates principalmente (no livro em questão), estão errados quanto suas definições, digo que são dignas de serem colocadas aqui (não tenho por intenção dizer que não pode, tendo em vista que o blog é seu, e és um ótimo blog).
    Apenas sou um admirador de SCHOPENHAUER, e estou expondo aqui minha humilde e sincera opinião sobre as definições de Amor, que no meu ver faltou a de Schopenhauer, que particularmente acho a mais incrível definição.
    Perdoe-me por alguma coisa.
    Efetivamente: Denilson

    ResponderExcluir
  19. Nada mais que uma busca pela amenização do sentimento de desamparo sobre a própria existência...

    ResponderExcluir
  20. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir